C?o do Dia & Cia

Sorocaba, Sexta, 22 de Fevereiro de 2019

Aqui todo Pet é especial!
Pet do Dia
Envie a foto de seu Pet
Pet procura Amor e Carinho
Feiras de Animais e Eventos
Sugestões para nomes de filhotes de Cão
Lista de Pet-Shops, Veterinários, Canis, Hoteis para cães, Canis, ONGs e outros
Tire suas dúvidas com os profissionais cadastrados no site
Artigos sobre Animais
Guia de Raças de Cães
Fotos dos Pets Anteriores
Verifique aqui os pets que se perderam de seus donos
Pet a procura de namoro
Classificados de Empregos (Vagas e Candidatos)
Classificados para Compra/Venda/Doações

Guia de Raças de Cães Gatos e outros Animais

Espécie
Países de Origem
Classe da Raça
Pesquisar por
 
Páginas | 1
Cães
Sabujos Farejadores e Raças Assemelhadas
Raças semelhantes
Raça/Origem Nome Original Foto Criadores
Dálmata

Croácia
Dalmatinac 
Nota: Esta página é sobre Dálmata (cão). Se procura outros significados da mesma expressão, consulte Dálmata.
Dálmata
Os dálmatas são cães muito apreciados por sua beleza
Nome original
Dalmatinac
Outros nomes
País de origem
Croácia
Padrão FCI
Grupo: 6
Seção: 3
Raças semelhantes a farejadores
Número #153 - 14 de abril de 1999
Não é reconhecida oficialmente
Esta raça está extinta
Variedades
Notas


Dálmata é uma raça de cão muito apreciada por sua beleza. São cães lindíssimos.

Sua típica pelagem manchada é marca registrada desta raça e faz dos dálmatas cães especiais no gosto dos amantes de cachorros. É considerado nos dias atuais como um cão de companhia, e de caça, que se destaca por sua inteligência, por sua fidelidade ao dono e por sua simpática vivacidade.

Índice

  • 1 Aparência
  • 2 Temperamento
  • 3 História
  • 4 Cuidados
  • 5 Curiosidades

Aparência

É um cão robusto de tamanho médio sendo que os machos podem atingir cerca de 60cm e as fêmeas por volta dos 50cm. Entre 25kg/30kg é o peso ideal para estes cães já que são cães que não podem aparentar ser esguios nem pesados, mas sim harmoniosos. O peito é fundo e o focinho largo com tendência para afunilar. As orelhas são de inserção baixa, arredondando nas pontas e a cauda descreve uma uma ligeira curva para cima, não sendo de todo de inserção alta. Podem surgir exemplares com um olho de cada cor sendo que estes não servem para exposição.

Filhote de Dálmata.
Filhote de Dálmata.

A pelagem desta espécie é curta, dura, densa, fina, lisa e brilhante, mas os elementos mais importantes são dados pela cor (sempre branca) e pelas manchas (que podem ser de cor castanha ou pretas).

Não há uma regra fixa, mas é sabido que quanto mais numerosas as manchas, melhor. E também as manchas da cabeça, do focinho, das orelhas, dos membros e da cauda devem ser menores que as do corpo.

Temperamento

Os Dálmatas são cães bastante inteligentes que nos conseguem transmitir os seus desejos com expressoes corporais e latidos.

Normalmente dão-se bem com outros animais, havendo sempre algumas excepções.

É normalmente um cão amistoso e calmo mas atenção que por de tráz das pintas e de um aspecto amigavél por vezes podem ser cães que não dão muita confiança a estranhos sendo por isso tambem um bom guarda.

História

A sua origem é bastante remota é uma raça bastante antiga e esse é um dos factores que a tornam um pouco confundível atribuindo-lhe vários países de origem mas parece ser a Dalmácia a sua origem mais certa. O dálmata era e é um cão bastante vistoso atribuindo-lhe um estatuto de cão preferido pela nobreza e era utilizado para acompanhar as carruagens para as proteger de supostos ataques. É um cão que se dá bastante bem com cavalos, já que estes fazem tambem um pouco parte dos seus primeiros desenvolvimentos como raça.

Cuidados

Dálmata fêmea com pintas castanhas.
Dálmata fêmea com pintas castanhas.

É um cão resistente e que se adapta bem a qualquer temperatura mas por vezes são submissos a problemas de pele e pelo, tendo de andar bem vigiados nesse sentido. Uma escovagem por semana é o necessário já que o seu pêlo é forte e curto. Outro dos problemas é a surdez, esta raça é bastante afectada com esta doença, e atenção se pussuir um cão com esta patologia, nunca o surpreenda sem que ele se aperceba da sua presença ja que se pode assustar e reagir mal. É um cão que necessita da fazer bastantes exercícios físicos diários para poder gastar toda a sua energia.

Curiosidades

Foi o filme da Walt Disney os 101 dálmatas que projectou esta raça sendo agora na actualidade uma das raças mais escolhidas como cão de companhia.

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A1lmata_%28c%C3%A3o%29"

Nomes sugeridos: Átila, Bernardo, charlotte , Cheppa, Dengoso, duqueza, FEDRA, Flocus, kenai, lucky, Madruguinha, manja, máx, pet, Peter, Princesa, Ralf, Ripe, SIKA, snupy, Spuklin, spyke
Pets no site::
Canis/Criadores/Petshops::

Pet Shop Santo Expedito (Ver mais Detalhes) ( 7324 hits )
Telefones : 85) 3245.2975 celular: (85) 8819.2975

 Pet Store (Ver mais Detalhes) ( 1851 hits )
Telefones : 1128833809