C?o do Dia & Cia

Sorocaba, Domingo, 22 de Setembro de 2019

Aqui todo Pet é especial!
Pet do Dia
Envie a foto de seu Pet
Pet procura Amor e Carinho
Feiras de Animais e Eventos
Sugestões para nomes de filhotes de Cão
Lista de Pet-Shops, Veterinários, Canis, Hoteis para cães, Canis, ONGs e outros
Tire suas dúvidas com os profissionais cadastrados no site
Artigos sobre Animais
Guia de Raças de Cães
Fotos dos Pets Anteriores
Verifique aqui os pets que se perderam de seus donos
Pet a procura de namoro
Classificados de Empregos (Vagas e Candidatos)
Classificados para Compra/Venda/Doações

Guia de Raças de Cães Gatos e outros Animais

Espécie
Países de Origem
Classe da Raça
Pesquisar por
 
Páginas | 1
Cães
Terriers
Terriers de médio e grande porte
Raça/Origem Nome Original Foto Criadores
Terrier Brasileiro

Brasil
Terrier Brasileiro 
Terrier Brasileiro
Nome original
Outros nomes
Fox paulistinha
País de origem
Brasil
Padrão FCI
Grupo: 3
Seção: 1
Terriers de médio e grande porte
Número #341 - 29/10/2003
Não é reconhecida oficialmente
Esta raça está extinta
Variedades
Notas


Terrier brasileiro é uma raça de cão desenvolvida no Brasil, tipo terrier de porte médio.

Índice

  • 1 História
  • 2 Temperamento
  • 3 Padrão
  • 4 Saúde
  • 5 Referências

História

O Terrier Brasileiro ou Fox Paulistinha como tambem é chamado é a segunda raça de cão originalmente brasileira, sendo a primeira o Fila brasileiro. Não se tem certeza de suas origens, suspeita-se que descendam dos Fox Terrier de Pelo Liso, Jack Russell Terrier e cães de fazenda brasileiros. Tendo o mesmo padrão desde 1920, a primeira tentativa de reconhecimento ocorreu em 1964 mais pelo baixo numero de registros o processo foi canceado mas foi internacionalmente reconhecida apenas em 1995 na SuÍça e daí em diversos países.

Há fortes indícios de que cães de tipo Terrier, sem precisão de raça definida, viajavam como caçadores de ratos em navios mercantes, principalmente nos ingleses, desde o século XIX. Acredita-se que o Terrier Brasileiro é originado do acasalamento destes cães.[carece de fontes?]

O Terrier brasileiro foi adaptado tanto ao campo como ao meio urbano. No meio urbano teve a importante função de guardar as mercadorias dos armazéns da ação predatória de roedores e, no meio rural, também com eficiência, passou a desempenhar atividades de caça e, inclusive, a de boiadeiro junto aos rebanhos.[carece de fontes?]

Temperamento

De temperamento alegre e cheio de energia, o Fox Paulistinha é ágil, inteligente e muito adestrável, comum em apresentações caninas.

Ótimo para companhia de crianças por seu comportamento brincalhão, sempre alerta, forte e leal. Mansos com a família costumam estranhar desconhecidos e cuidar de seu território.(tem agressividade baixa com os donos e alta com os desconhecidos)

Como os terriers, essa raça se desenvolve bem fazendo tanto o papel de cão de companhia até cão de alarme e caça de pequenos roedores. Porém é preciso ser firme para o treinamento pois esta raça é muito independente. Não tem medo de cães maiores e sabe se defender muito bem.Se dar bem na criaçao conjunta de outros cães

O Terrier Brasileiro é originalmente um cão de caça de pequenos roedores, portanto é um cão independente pois não precisa de comandos para realizar seu trabalho. Em casa ele é um cão de guarda e alarme, sempre atento com tudo que acontece ao seu redor.

Com a família é extremamente carinhoso e ótima companhia, mas é arredio com estranhos. Com crianças é preciso um pouco de cuidado pois em geral o Terrier Brasileiro não é muito tolerante, tem forte instinto de matilha e costuma obedecer apenas a um lider. É um cão de temperamento forte como todo terrier e precisa ser educado desde filhote.

Padrão

Não exige muitos cuidados. É um cão de pelo curto, os machos devem ter entre 35 e 40 cm e fêmeas entre 33 e 38 cm, pesando até 10 kg, robusto e de personalidade independente.

Coloração: o corpo de fundo branco,com marcações pretas e marrons. A cabeça tem uma máscara preta, cinza ou marrom com pelagem canela ao redor da boca, sobrancelhas e na região interna e borda das orelhas, podendo ter marcações brancas no focinho e no alto da cabeça. Orelhas pendentes e triangulares, olhos castanho-escuros, o mais escuros quanto possível nos pretos, e verdes, castanhos ou até azuis nas outras cores. Peito amplo com formato de "barril", não sendo esgalgado, como nos galgos. cauda cortada, ou íntegra , podendo nascer sem cauda em algumas linhagens. Pelagem: Curta,lisa de textura fina e colada ao corpo a cor predominante é a branca(é permitida em alguns caes aparecer a preta)com marcaçoes em preto e marrom.

Saúde

O Terrier Brasileiro é uma raça muito robusta que não apresenta nenhuma tendência para doenças, sendo necessário somente cuidado com os parasitas como carrapatos, pulgas e fungos.

Referências

  • Associação Brasileira do Terrier Brasileiro
  • Associação Brasileira do Terrier Brasileiro ? padrão comentado
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Terrier_Brasileiro"

Nomes sugeridos: babye, Baleia, Bill, chokito, COYOTE, Espinafre, Filé, maroto, Nani, pinho, Zeus
Pets no site::
Canis/Criadores/Petshops::

Canil AUAUQMIA (Ver mais Detalhes) ( 23897 hits )
Telefones : (15)97952561

CANIL DI FILHOTES (Ver mais Detalhes) ( 11662 hits ) ( 1 classificados )
Telefones : 11 2061-8489 / 11 8467-2022 / 9750-3887

 CANIL DOGS VALENTS (Ver mais Detalhes) ( 28760 hits ) ( 396 classificados )
Telefones : (11)3412-6484/9118-7921