C?o do Dia & Cia

Sorocaba, Quarta, 18 de Julho de 2018

Aqui todo Pet é especial!
Pet do Dia
Envie a foto de seu Pet
Pet procura Amor e Carinho
Feiras de Animais e Eventos
Sugestões para nomes de filhotes de Cão
Lista de Pet-Shops, Veterinários, Canis, Hoteis para cães, Canis, ONGs e outros
Tire suas dúvidas com os profissionais cadastrados no site
Artigos sobre Animais
Guia de Raças de Cães
Fotos dos Pets Anteriores
Verifique aqui os pets que se perderam de seus donos
Pet a procura de namoro
Classificados de Empregos (Vagas e Candidatos)
Classificados para Compra/Venda/Doações

Guia de Raças de Cães Gatos e outros Animais

Espécie
Países de Origem
Classe da Raça
Pesquisar por
 
Páginas | 1
Gatos
Gatos
Gatos
Raça/Origem Nome Original Foto Criadores
Siamês

Tailândia
Siamese 
Gato siamês
Siamês
Nome original
Outros nomes
País de origem
Tailândia
Padrão FCI
Grupo:
Seção:

Número
Não é reconhecida oficialmente
Esta raça está extinta
Variedades
Notas

Gato-siamês é uma raça de gato, considerada nobre em muitos países.


Índice

  • 1 Caracteres físicos
    • 1.1 Origem
    • 1.2 Pelagem
    • 1.3 Cor
    • 1.4 Corpo
    • 1.5 Cabeça
    • 1.6 Olhos
    • 1.7 Cauda
  • 2 Comportamento
  • 3 Dono ideal
  • 4 Ambiente
  • 5 Tratamentos
  • 6 Reprodução
  • 7 Adestramento
  • 8 Problemas de saúde
  • 9 Ligações externas

Caracteres físicos

Origem

Os Siameses são originais do antigo Sião, hoje Tailândia. Os criadores os modelaram de um gato robusto e forte para o gato magro e delicado que é hoje. Na Tailândia (antigo Sião), que os ocidentais viram esses gatos pela primeira vez. Eles ficavam cuidadosamente protegidos no palácio real de Bangkok. Foram levados para a Inglaterra em 1884 e daí se espalharam para outras partes do mundo.

Pelagem

Curta e aderente ao corpo, textura fina, mas densa e brilhante.

Cor

As cores podem variar da seguinte forma:

  • Corpo: branco (enquanto crias), branco sujo ou mesmo creme.
  • Extremidades: castanho muito escuro (quase preto), cor de chocolate, e raramente azul (acinzentado) ou lilás (acinzentado).

As características mais marcantes são as zonas de coloração mais escura, que cobrem a máscara, orelhas, pernas, patas, cauda e no saco escrotal (no caso de ser um macho). Essas zonas, também chamadas de "pontas", "marcações", "marcas" ou "sinais" e são identificadas com o termo inglês adotado universalmente: points ou colourpoints. A cor do point contrasta com a do resto do corpo que é branco ou sombreado.

As cores mais escuras resultam de uma mutação numa enzima, a tirosinase, envolvida na produção de melanina. Esta enzima mutada é sensível à temperatura, o que quer dizer que só é activa nas zonas mais frias (por norma as extremidades) ficando essas áreas escuras porque só é produzida a melanina nessas regiões. Mais recentemente têm sido apresentadas outras variações.

Corpo

Longilíneo, de porte médio, com membros posteriores longos e finos, levemente mais altos do que os anteriores; pés pequenos e ovais; musculatura forte; movimentos elegantíssimos, até arrogantes.

Cabeça

O gato siamês moderno deve ter a cabeça em forma de triângulo perfeito - larga na altura dos olhos e menor na ponta, na direção do queixo, com contornos delicados; pescoço alongado; orelhas de base larga terminadas em ponta; nariz longo e recto como uma continuação da fronte.

Olhos

Oblíquos em forma de amêndoa, inclinados na direção do nariz. Olhos de cor azul.

Cauda

Já houve quem afirmasse que a cauda curta era sinal de pureza asiática, e outros que diziam tratar-se de uma degeneração ou mesmo um defeito. A descrição oficial das entidades dos EUA é: "longa, fina, em forma de fuso, pontiaguda na extremidade". Segundo uma outra lenda, a curva da cauda é atribuída às princesas do Sião, que confiavam os próprios anéis aos gatos. Essas jóias eram enfiadas nas caudas dos siameses. Assim, para evitar que caíssem, desenvolveu-se a famosa curvatura da cauda.

Comportamento

É um gato de psicologia complexa, freqüentemente imprevisível em suas reações. De um dia para outro, suas maneiras de amar, brincar ou conceber a vida podem mudar radicalmente. Todavia, é um animal extraordinário, vivaz, exuberante, corajoso, domesticável, invejoso, intrometido, bastante amável e arisco.

Principalmente, no período dos cios, emite miados e uivos pouco graciosos, semelhantes aos de uma criança recém-nascida. A elegância do corpo e a graça dos movimentos conquistaram para o siamês o título de "príncipe dos gatos" (por Fernand Méry), mas é o miado forte e a personalidade incomum que realmente o distinguem. Em relação ao dono, ele se comporta mais como um cão do que como um gato - pode passear atado numa coleira e chega a exibir o comportamento típico de "ir buscar". É fiel, ciumento mas adora ser acariciado, especialmente na zona do pescoço. Mas, como todo gato, ele às vezes age de modo estranho, num instante é capaz de passar da maior frieza às mais vibrantes expressões de afecto.

A fêmea requer cuidados especiais. No cio, ela fica quase histérica. Pode rolar pelo chão, gemendo, ou correr pela casa, rasgando e arranhando tudo o que encontrar pela frente. Ela deve acasalar mais cedo possível. Um mês depois do acasalamento, as suas tetas começam a inchar e os filhotes podem ser sentidos no seu ventre. Eles nascem brancos e vão mudando de cor à medida que crescem.

Dono ideal

Em geral, concede o seu total afeto a um só membro da família, demonstrando até indiferença pelos outros. Separado do dono, seria capaz de morrer, mostrando uma (quase) total dependência dele. Considerando-se seu comportamento hipersensível, deve ser tratado com doçura. Quando adulto, dificilmente tolera a presença de outros gatos jovens, apesar de não faltarem os casos de boa convivência. É importante ressaltar que o Siamês e o Persa são as raças mais procuradas para gatos de companhia.

Ambiente

Um gato-siamês em seu ambiente doméstico.
Um gato-siamês em seu ambiente doméstico.

Vive com prazer num apartamento, mas sonha com a liberdade e tenta, com perserverança e algum desespero, conquistá-la. Por esse motivo, frequentemente se descontrola, fazendo saltar as unhas ou pulando de um móvel para o outro. Precisa queimar as suas energias; portanto, se não existir um jardim cercado, será necessário deixá-lo livre para correr por toda a casa. Deve ser vigiado, sobretudo no ?período dos amores?, porque manifestará tendência em fugir especialmente se houver um macho nas redondezas.

Tratamentos

Escovação quotidiana da pelagem. É necessária uma escova de dureza média, que possa tirar os resíduos e a poeira, mas sobretudo os chamados "pêlos mortos", bastante numerosos no período da muda. Posteriormente uma escova mais macia para alisar a pelagem e mantê-la espectacular.

Reprodução

A fêmea atinge a puberdade antes das outras raças. Com cinco meses tem o primeiro cio e corre o risco de ficar prenhe. As ninhadas, quase sempre numerosas, apresentam filhotes quase brancos, sendo que a cor se desenvolverá, escurecendo, gradualmente, durante a infância. Apesar de adoecer mais facilmente do que as outras raças, o siamês, normalmente, tem vida longa, podendo chegar aos quinze anos e, às vezes, até aos vinte.

Adestramento

É uma das pouquíssimas raças que aceitam a imposição da coleira, como o cão. Com isso, pode ser comodamente levado para passear pela rua ou em viagem, se acostumado desde cedo.

Problemas de saúde

Saúde ruim, obstruções nasais, má formação da parte inferior do focinho que é curto, bochechas largas, cabeça com predominância excessiva de marrom, membros fracos, robustez ou magreza excessiva, manchas no ventre ou olhos de cor que não seja azul e estrabismo excessivo, cauda curta em forma de gancho, pés brancos.

Ligações externas

Em português:

  • Clube do Gato
  • Clube Português de Felinicultura

Em inglês:

  • American Cat Fanciers Association
  • Australian Cat Federation
  • Cat Fanciers' Association
  • The American Association of Cat Enthusiasts, Inc.
  • The International Cat Association, Inc.
  • The Prestwick-Beresford Old-Style Siamese Breed Preservation Society
Commons
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre Gato siamês
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Gato_siam%C3%AAs"

Nomes sugeridos: aleck, Axel, Barbara, bato, bolt, carinhoso, Dom Juan, Esme, Esmeralda, fiuka, Fritz, kassyo, Kissie, LULI , Madruguinha, Marry, mel, melissa, Minka, Missimi, Mitsi, Mitze, Nayara, Nemo, Nina, Ninna Rosa, None, penolope, Pichanoca, Piguiço, PITITICO, RAJAH, ralf, sherida, Sophia, Sushi, TIBIRICO, Tiu ui ui, Tufi, Vida, zuza
Pets no site::